Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

15 março, 2010

7+3 dicas para um excelente TCC ou Seminários

Segundo o artigo 18 Tips for Killer Presentations: existem 7 dicas importantes para uma boa apresentação no TCC....adiciono mais algumas que são fundamentias, por isso: 7 + 3 Dicas:

  1. Vá devagar: palestrantes inexperientes inconscientemente aceleram seu ritmo para tentar compensar suas preocupações e até mesmo a eventual inclusão de conteúdo além do necessário. Fale devagar, e não “corra” os slides. E leve isso em conta na hora de definir o conteúdo!
  2. Coloque a parte importante no início: Quantas vezes você já viu um palestrante ou professor cometer o erro de deixar a parte mais importante para o final, aí acabar gastando com os assuntos iniciais mais tempo do que havia planejado, ficando sem tempo para apresentar com qualidade o “filé mignom” do seu tema? Apresentação não é novela, você não precisa guardar as surpresas para o final.
  3. Fale para fora: Você precisa ser ouvido. Fale em voz alta o suficiente, pratique antes com o microfone, faça o que for necessário para poder ser ouvido com conforto e sem esforço.
  4. Chegue CEDO: BEM cedo! Montar sua estrutura, copiar os arquivos para o micro conectado ao projetor, testar para ver se está tudo certo, corrigir os eventuais problemas, se ambientar… Você tem uma série de atividades a desempenhar antes do início da palestra, e o momento de realizá-las não é depois que o auditório já lotou.
  5. Não peça desculpas antecipadas: Quando um apresentador inicia sua palestra pedindo desculpas por estar nervoso, por não ter preparado uma apresentação mais adequada ao público a que se dirige, por sua voz às vezes falhar ou por qualquer outra circunstância ainda não ocorrida, ele chama a atenção para esta situação e *garante* que o público irá notar. Não faça. Por outro lado, se você cometer um erro ou estiver em situação extrema – afônico, por exemplo – aí sim é o caso de se desculpar imediatamente.
  6. Saiba ganhar tempo – Treine com antecedência a sua atitude diante de perguntas do público, para não fazer como a maioria dos palestrantes de primeira viagem, que mandam logo um longo “Ééééééé…” de 15 segundos, seguido do insuportável “Veja bem”. Comentar a pergunta em si, no estilo “Esta é uma ótima pergunta, e eu fico feliz que tenha surgido agora, porque ajuda a trazer o tema mais perto da realidade de vocês” é uma estratégia eficaz para ganhar os segundos que você precisa para concatenar em sua mente a resposta em si. Mas pratique antes, porque na hora precisa fluir naturalmente.
  7. Divirta-se: No começo é difícil, mas a possibilidade de divertir-se preparando e fazendo uma apresentação aumenta com o tempo, conforme você vai ficando menos mecânico e mais natural. Descubra onde estão suas limitações e resolva-as, de forma a poder aproveitar melhor as excelentes oportunidades que são as apresentações.
  8. Slide Atrativo: Saiba fazer um slide. Não use fundos muito contaminados por figuras com cores que chamem a atenção mais que o conteúdo da apresentação. Use fundos que de alguma forma esteja correlacionados com o se tema de trabalho e embora seja unanime deixar fundo branco, nao faça isso..fundo branco é pra quem nao tem criatividade.
  9. Animações e Gráficos: O uso de animações, videos ou simulações sempre ajuda no entendimento, mas seja coerente, o video deve estar fundamentalmente associado a apresentação. Gráficos são para serem "interpretados" e não apenas para serem mostrados. Discuta os gráficos, apresente argumentações sobre ele e mais ainda, proponha alternativas que poderiam melhorar os resultados apresentados.
  10. Dinâmica do Grupo: é deprimente ouvir numa apresentação: "fulano de tal dará continuidade a apresentação.....", "como os Senhores podem ver....."...por favor..você é mais criativo que isso. Treine a dinâmica da equipe. Muitas vezes o grupo é formado por 3 ou 4 participantes e a dinâmica de um dos integrantes estar apresentando e fazer "a deixa" para o próximo é fundamental para mostrar que o grupo trabalhou o tema, sabem do que estão falando e principalmente, respeitam os professores da banca ou avaliadores poupando-os de ouvir as frases "chavões".
adaptado de: “10 dicas: Como NÃO fazer uma excelente apresentação



A regra dos 10/20/30: esta regra foi proposta inicialmente pelo investidor Guy Kawazaki, e é uma jóia em sua simplicidade. Segundo ele, nenhuma apresentação efetiva deve ter mais de 10 slides, durar mais de 20 minutos ou ter alguma fonte de tamanho menor que 30. Se você não tiver tempo de ler nenhuma das outras dicas, procure seguir esta regra, e já estará com meio caminho andado.

Outra regra importante é:
uma apresentação deve ser como a "mini saia", Curta o suficiente pra chamar a Atenção...e longa o suficiente para cobrir o Conteúdo......

Nenhum comentário: