
No 60º Encontro de Prêmios Nobel de Lindau (sul da Alemanha). mais de 675 jovens pesquisadores em geral escolhidos pelas academias de ciência dos 68 países presentes, se acutovelaram para ouvir o que os Prêmios Nobel de Física, Química, Biologia tinham a dizer sobre "como ter sucesso na carreira".
Oliver Smithies (Medicina, 2007, Reino Unido) disse que: Disposição para trabalhar aos sábados, aliás, é uma das recomendações para se chegar ao sucesso (além de sorte). E arranjar um cônjuge compreensivo o bastante para lidar com isso. Françoise Barré-Sinoussi (Medicina, 2008, França), a seu lado num painel posterior sobre "Ser Cientista", contou que, no dia de seu casamento, o futuro marido ligou às 11h30 para ela, que estava no laboratório, e perguntou se ela conseguiria ir. Faltava meia hora para subir ao altar. Decidiram não ter filhos.
Um estudante perguntou a John Mather (Nobel de Física, 2006, EUA) se depois de ganhar o Nobel eles tinham tido ideias melhores do as que que levaram ao prêmio. Mather retrucou na lata: "Não". E o complemento perfeito foi oferecido por sir Harry Kroto (Química, 1996, Reino Unido),:
- Não siga os conselhos de seu orientador, nem os de um Prêmio Nobel
"Nullius in Verba", lema da Real Sociedade britânica desde o século 17, que significa algo como "não se fie na palavra de ninguém".
Nenhum comentário:
Postar um comentário