Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

30 março, 2011

INPE lança concurso de Fotos de RAIOS

Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está abrindo pela primeira vez um concurso de fotos e vídeos de raios no Brasil, país campeão mundial em incidência do fenômeno com cerca de 60 milhões de descargas por ano.Apesar da grande incidência ainda são poucas as imagens de raios disponíveis no Brasil.





Com intuito de documentar o fenômeno, que é diferente nas diversas regiões do país, o ELAT está recebendo a partir do dia 15 de março fotos e vídeos de raios para o concurso “Momento Único - A Melhor Foto e Vídeo de Raios no Brasil”.Poderão se inscrever fotógrafos e cinegrafistas amadores ou profissionais de todo o país. O regulamento está disponível na página do ELAT (www.inpe.br/elat) no link notícias - concurso.Os ganhadores do melhor vídeo e melhor foto serão anunciados na solenidade de abertura da XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), a maior conferência mundial sobre o tema, que acontece desde 1954 e que será realizada pela primeira vez no hemisfério sul, na cidade do Rio de Janeiro, de 7 a 12 de agosto.
Os vencedores receberão uma passagem de ida e volta para o Rio e participarão do coquetel e solenidade de abertura.O banco de imagens do concurso irá compor cenas do primeiro filme documentário sobre os raios no Brasil. O filme “Fragmentos de Paixão – Que Raio de História”, que está sendo realizado pelo ELAT e será lançado em fevereiro de 2012. As gravações começam em agosto deste ano e irão contemplar os raios, no contexto da história, cultura e ciência nacional. A equipe deverá viajar por mais de 10 cidades de todas as regiões do Brasil.As primeiras fotografias de relâmpagos foram obtidas em torno de 1880. Após mais de um século, fotografar relâmpagos continua sendo uma tarefa difícil.

Uma dica que pode fazer a diferença é tentar controlar o tempo de exposição, que para uma boa foto ficaria em torno de 30 segundos (isto depende de alguns fatores como a luminosidade do local, por exemplo).

Nenhum comentário: