Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

29 julho, 2011

SIntetizadores na Física III

Há aproximadamente 25 anos foi criado o que veio a ser chamado SINTETIZADOR, que nada mais é do que um aparelho capaz de criar uma infinidade de timbres sonoros. Quando o instrumentista aperta uma das teclas do sintetizador, este acaba produzindo eletronicamente a freqüência correspondente junto com um grande número de harmônicos. Em seguida estes harmônicos são amplificados e ajustados a fim de dar uma maior ou menor intensidade nesta freqüência específica. A somatória de todas as freqüências de saída denomina-se "som sintetizado".




O Uso de Sintetizadores pode ser uma ferramenta auxiliar no ensino de Física, usando inclusive softwares matemáticos e osciloscópios como recurso audio visual dos fenômenos ondulatórios.





Com este tipo de instrumento é possível verificar as relações de frequências numa escala musical e o efeito do batimento, através de análise matemática e reprodução sonora via computador. Para fins ilustrativos e pedagógicos, são simulados no computador efeitos sonoros comumente utilizados por músicos, como Tremolo, Phaser e Auto-Wah.




Este será mais um recurso utilizado em sala de aula na disciplina de Física III na Faculdade Educacional Araucária- FACEAR.

O multi-instrumentista frances, conhecido como "mago dos teclados",  Jean-Michel André Jarre, por anos tem usado os sintetizadores para reportar a seus inúmeros fãs (como eu) o preciosismo e a qualidade de sons inimagináveis. Considerado por muitos como pioneiro na música eletrônica pop, eaclamado pelos críticos como um dos poucos artistas que consegue empilhar milhões de pessoas em seus shows, que geralmente são realizados em outdoor (espectáculos ao ar livre), onde usa além dos maravilhosos efeitos sonoros, efeitos laser, de pirotecnica sempre correlacionando imagens que são projetadas na arquitetura local.  Como embaixador da UNESCO, já fez shows nos 450 anos de Moscou, um show de 12 horas dia 31 de dezembro de 2000 as 00h00min  (local) em frente as Pirâmides do Egito, no aniversário da NASA em Houston e mais recentemente um show aberto ao público pela comemoração ao casamento do príncipe de Mônaco.



Espetáculo em Mônaco (01/07/2011)

Espetáculo no Deserto do Shaara












Nenhum comentário: