Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

05 outubro, 2012

Destruindo Concreto usando Descargas Elétricas

A moda é sustentabilidade.
Para dar um descarte correto a milhões de toneladas de pedaços de concreto retirados de obras e demolições todos os dias, e oferecer um custo menor nas construções pelo reuso do concreto descartado, o Dr. Volker Thome, do Instituto de Física das Construções, em Holzkirchen, na Alemanha, utiliza descargas elétricas para obter de volta as partículas de brita incorporadas no concreto, e reutilizá-las sem perda de qualidade, para o que a moagem não é uma solução adequada.



É a chamada fragmentação eletrodinâmica.



Esta técnica permite que concreto seja dividido em seus componentes individuais - agregado e cimento.
O método de "desmontagem" do concreto consiste em uma autêntica tempestade de raios, rompendo o concreto com descargas elétricas.
A  força dielétrica, isto é, a resistência de um fluido ou sólido a um impulso elétrico, não é uma constante física, mas varia com a duração do raio.

Com uma descarga extremamente curta - menos de 500 nanossegundos - a água atinge imediatamente uma força dielétrica mais alta do que a maioria dos sólidos, isto significa que, se o concreto estiver imerso em água e for atingido por uma descarga de 150 nanossegundos, o raio vai correr através do sólido, e não através da água.

O primeiro impulso enfraquece mecanicamente o material. Em seguida, forma-se um canal de plasma no concreto que cresce durante alguns milésimos de segundo, produzindo uma onda de pressão de dentro para fora.

O concreto é dilacerado e dividido em seus componentes básicos, estando todos prontos para reúso.
No experimento em escala de laboratório, os pesquisadores já conseguem processar uma tonelada de resíduos de concreto por hora.

A expectativa é que, dentro de dois anos, o sistema possa estar operando em escala industrial, pronto para lançamento no mercado.

Você vai gostar de ver este site:

http://www.selfrag.com/

Um comentário:

dindyn disse...

A estátua do Cristo Redentor foi atingida por um raio e o dedo médio da estátua quebrou.

A idéia é a mesma?

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/01/video-mostra-raio-atingindo-estatua-do-cristo-redentor-no-rio.html