Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

16 dezembro, 2013

Discurso Paraninfo - 2013

Satisfação imensa poder oferecer minhas palavras de motivação e incentivo, aos meu mais novos afilhados dos cursos de Engenharia Civil e de Produção - FACEAR - 2013/02.
Obrigado pelo convite.
É sempre uma honra!




Discurso de Paraninfo 2013

Ilmo. Sr. Diretor da Faculdade Educacional Araucária, prof. Murilo Martins de Andrade

Estendendo meus cumprimentos a todos os membros da mesa, Senhores pais e demais familiares.

meus afilhados: Boa Noite

Entre a chegada e a partida, durante esta trajetória acadêmica, tivemos tempo para pensar, discutir, melhorar. E como Guimarães Rosa dizia: “O importante não é chegar e nem partir, é a travessia!”.

Como será de agora em diante?
O que virá na sequência desta formatura?

Jacob Riis, fotógrafo dinamarquês disse que: quando nada me ajuda, olho o cortador de pedras martelando sua rocha, talvez centenas de vezes sem que uma única rachadura apareça. No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi aquela a que conseguiu, mas todas as outras que vieram antes.

O que eu quero dizer com isso é que, hoje muitos jovens, que entram como treinee numa empresa, se depois de 2 anos não assumirem a função de gerente ou diretor, se sentem fracassados, e porque?
PORQUE ele não tem noção de carreira, não tem noção de tempo, não tem noção de hierarquia, não tem paciência, não são persistentes, não possuem MOTIVAÇÃO, para continuar a busca.


Uma das qualidades que se espera hoje de um profissional é a capacidade de indignação, liderança, e de gestão estratégica, para avaliar os riscos de um projeto, os riscos financeiros, emocionais e humanos, como a atitude de um estrategista diante de uma batalha.

Aliás, o nome que se dava ao general na antiguidade, na Grécia antiga, era Estratégo.
Era ele quem antes de uma batalha, subia uma montanha que dava para uma planície, e enxergava a batalha antes que ela acontecesse isto significa ser capaz de planejar, antecipar, antever. Olhar o futuro como se ele fora presente, e averiguar capacidade de corte de abastecimento, de emboscada e de ataque, uma Capacidade de Avaliação.

A formatura é uma vírgula num grande texto avaliativo, que começou a ser escritos por vocês, lá atrás, no ensino fundamental.
Agora todos e todas devem continuar escrevendo suas vidas, suas expectativas, seus objetivos, sem perder a capacidade de indignação, pois ao nos formarmos num curso superior, já temos a capacidade de entender que autoridade não é autoritarismo e que desejos não são direitos.

Nossa educação é classificada internacionalmente na posição 57, de um total de 65 países avaliados e, ainda temos que ouvir nossas lideranças nacionais afirmarem que “...o país evoluiu...”.
Tudo pode evoluir, erros podem evoluir, câncer pode evoluir, quando morremos “evoluímos para óbito”, nada está pronto, ninguém nasce pronto, nós nascemos “não prontos” e devemos sim evoluir, devemos nos atualizar e deixar de acreditar que modismos nos farão mais especiais, que o consumismo nos dará uma melhor posição social melhor, pois assim perdemos nossa capacidade de indignação e, passamos a aceitar o que nos é dito naquele Jornal, ensanduichado entre duas Novelinhas.

Portanto, criem suas estratégias, alimentem-se de uma motivação sejam críticos, e não se rendam as exacerbadas mediocridades do consumismo; da aparência pelo status ou da inconsequente exaltação de suas dificuldades. Pois, a derrota é uma iguaria que os perdedores confeccionam para os já vencidos comerem.
Não confunda informação com conhecimento, escolha com sapiência entre ser importante ou fazer falta, atente para as orientações do mercado, das ciências, das inovações tecnológicas, sejam criteriosos nas suas escolhas, anseie pelo novo e tenha cuidado com as novidades, leia tudo, assista a tudo, estique o braço, não se desespere diante dos desafios, seja firme de caráter, trabalhe “ao lado de”, e não “do lado de”, sejam criativos nas perguntas.

Findo esta mensagem usando outra frase que eu acho estupenda. Uma frase da escritora Clarise Linspector que diz: “ O melhor de mim é o que eu ainda desconheço..”
Sendo assim, meus caros afilhados: “ descubram-se para a vida..., encontrem o seu “ainda melhor”.”.

Parabéns.......sucesso a todos e todas.

Nenhum comentário: