Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

09 dezembro, 2015

Laser é capaz de guiar os Raios


Raios podem ser guiados com laser
O laser faz com que a descarga elétrica execute caminhos complexos e desvie de obstáculos. [Imagem: Matteo Clerici - 10.1126/sciadv.1400111]


Raios guiados por laser

Pára-raios são bons, mas muito longe do ideal, sobretudo porque eles não estabelecem o caminho do raio, que geralmente espalha-se pelas cercanias.
A ideia de Matteo Clerici, do Instituto Nacional de Pesquisas Científicas do Canadá, é usar raios laser para guiar cuidadosamente o raio, até o seu destino final no solo.
O conceito funcionou bem, ao menos em pequena escala, em raios criados em laboratório, simulados por descargas elétricas entre dois eletrodos.
Clerici conseguiu dirigir com precisão os raios simulados, fazendo-os não apenas cair no lugar certo, mas até mesmo desviar-se de obstáculos no meio do caminho.
As descargas elétricas também foram dirigidas para seguir linhas retas ou trajetórias parabólicas entre a origem e o destino.

Raio desvia de obstáculo

Os experimentos mostraram que o trajeto do raio pode ser controlado ajustando o "formato" dos feixes de laser. Combinando diversos feixes, foi possível até mesmo fazer o raio atingir o receptor seguindo uma trajetória em "S".
Quando controlada para desviar de obstáculos, a descarga mudou o trajeto com precisão, passando sem danificar o objeto que servia de obstáculo.

Raios podem ser guiados com laser
É o formato do feixe de laser que estabelece a trajetória do raio. [Imagem: Matteo Clerici - 10.1126/sciadv.1400111]


O experimento é mais simples e possibilita um controle muito maior do que experimento similar realizado em 2012 por pesquisadores franceses, que fizeram os raios seguirem a trajetória retilínea de um laser pulsado.
As aplicações práticas, porém, ao menos em raios de verdade, deverão demorar, uma vez que também estes novos experimentos exigiram lasers de alta potência e manipularam descargas de poucos centímetros.
Mas descargas elétricas não acontecem apenas durante tempestades, sendo usadas diariamente em todos os motores a combustão e em equipamentos de solda, por exemplo, o que pode indicar aplicações promissoras em outras áreas.

Bibliografia:

Laser-assisted guiding of electric discharges around objects
Matteo Clerici, Yi Hu, Philippe Lassonde, Carles Milián, Arnaud Couairon, Demetrios N. Chrisodoulides, Zhigang Chen, Luca Razzari, François Vidal, François Légaré, Daniele Faccio, Roberto Morandotti
Science Advances
Vol.: 1, No. 5
DOI: 10.1126/sciadv.1400111

 




















Nenhum comentário: