Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

09 agosto, 2011

Bobina de Tesla da FACEAR



O Grupo de Pesquisa Impactos Ambientais na Engenharia (IAE), da Faculdade Educacional Araucária (FACEAR), em seu projeto piloto, irá montar uma Bobina de Tesla no Laboratório de Física III podendo chegar em 1/4 de milhão de Volt. (uma descarga atmosferica chegar a ter 1 milhão de volt). Por possuir uma corrente muito baixa (~30 mA), esta Bobina não irá oferecer riscos de acidente, mas certamente oferecerá um espetáculo de luzes e fenômenos parecidos com aqueles que observamos nos céus em dias de tempestade.

Nikola Tesla, foi um engenheiro iugoslavo radicado nos Estados Unidos, que realizou muitas experiências com correntes alternadas de altas freqüências (acima de 100KHz), seu interesse estivesse estava relacionado á transmissão de energia elétrica sem perdas.

A Bobina de Tesla provê um modo relativamente seguro para demonstrar fenômenos que envolvem alta tensão e por isso é um equipamento usado para visualizar ou simular o comportamento de Descargas Atmosféricas e Efeitos Corona.

Os objetivos deste Projeto Piloto do Grupo de Pesquisa IAE são:
- Observar experimentalmente os processos que original a quebra de rigidez dielétrica do ar
- Analisar o comportamento da ionização dos gases na formação de relâmpagos
- Avaliar o risco de incidência de descargas elétricas sobre uma maquete que simulará o relevo por onde passam Linhas de Transmissão
- Estimular academicamente o interesse  em observar a relação da origem de Ondas Eletromagnéticas apartir de Sintetizadores de Efeitos.
- Ressaltar a importância de sistemas de alertas para empresas e fábricas que sofrem com os prejuízos causados pelas Descargas Atmosféricas





Todas as atividades na montagem deste equipamento será feita sob orientação do Prof. Armando Heilmann M.Sc, co-rientado pelo prof. Fabiano Thomazi M.Sc e pelo aluno de Iniciação Científica  Leonardo de Almeida (5o Período de Engenharia de Produção). Ao final, um artigo será enviado para publicação em revistas de ensino de Física e Engenharia.




Nenhum comentário: