Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

15 agosto, 2011

Discurso de Paraninfo da FACEAR - 2011

Discurso de Paraninfo 2010

Ilmo. Sr. Diretor da Faculdade Educacional Araucária, prof. Murilo Martins de Andrade

Ilma. Sra. Diretora Acadêmica profa. Rosane do Carmo Machado

Ilmo. Sr. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção, prof. Alex Rocha

Ilmos. Srs. Membros da mesa e demais professores presentes.
Senhores pais e demais familiares.
Alunos formados da Turma 2011 de Engenharia de Produção, meus queridos afilhados:


Considerando a honra que me foi concedido de ser paraninfo desta turma, Vamos pensar: Qual seria a maior Qualidade de um Engenheiro de Produção?
É Reconhecer as Oportunidades: Por isso esse discurso será um vislumbre às Oportunidades.  
O reitor de uma Universidade do Sul da Califórnia convidou Bill Gates a fazer um discurso no dia de formatura, incentivando os formandos no início de suas carreiras. Era esperado que ele fizesse um discurso longo, de mais de uma hora, afinal ele é o dono da Microsoft! Mas Bill foi extremamente lacônico, dirigiu a palavra por apenas 5 minutos, subiu em seu helicóptero e foi embora.
Mas a experiência vivida ali por aqueles alunos formandos, era uma oportunidade que TODOS sabiam que estaria latente pelos anos seguintes posterior ao momento “mágico” da formatura.
Parafraseando Bill Gates: Acostumem-se, a vida não é fácil. O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. Você será posto a prova. Você não vai ganhar vinte mil Reais por mês assim que sair da faculdade. Você não será vice-presidente de uma grande empresa, com um carrão e um telefone à sua disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e ter seu próprio telefone. Se você acha que seu pai ou seu professor são rudes, espere até ter um chefe. Sua escola pode ter criado trabalhos em grupo, para melhorar suas notas e eliminar a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar para ficar de DP até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre férias de verão e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
O principal papel de uma faculdade ou universidade é “formar” profissionais com classificações de conhecimento dilatadas para o “novo” e receptiva para o “inovador”. Cabem as empresas “conformar” seus profissionais do jeito que ela deseja, pois a faculdade forma para o mundo e não para a empresa A ou B.
Segundo dados do governo federal o país perde US$ 15 bilhões (R$ 26,5 bilhões) por ano com falhas nos projetos das obras públicas, ou seja, nossos profissionais não valorizam a oportunidade de terem conseguido adquirir conhecimento num curso superior.
No 27o Encontro Nacional de Engenharia de Produção, em Foz do Iguaçu, em 2007 foi apresentado um trabalho sobre empreendedorismo. Existem dois tipos de Empreendimentos: por Necessidade e por Oportunidade, o primeiro (por necessidade) vem perdendo espaço para o segundo (por oportunidade) o que significa que cada vez mais os profissionais que chegam ao mercado de trabalho também reconhecem na Oportunidade, uma chance de se fortalecer como um profissional de sucesso.

Sobre alguns exemplos de Oportunidade, vou resumir algumas histórias:
- A companhia japonesa de automóveis, encara os problemas como oportunidades de melhorar o processo de produção, assim nasceu o Sistema de Melhoria Contínua da Toyota.
- O próprio Bill Gates, no início de sua carreira, ofereceu um programa operacional para os executivos da IBM, sem mesmo possuir tal produto. Ao conseguir a parceria com a IBM, Gates procurou seu colega de faculdade, comprou um software pré-desenvolvido por 50 mil dólares, e rebatizou-o de MS-DOS, ou seja o programa mais importante da MicroSoft não foi criado por ela.
- Nos momentos de dificuldades é que surgem as mais promissoras oportunidades. Foi assim que um vendedor de enciclopédias quase falido que, para atrair as compradoras, ofereceu perfumes de brinde. O sucesso da fragrância foi tão grande que ele percebeu que o melhor seria mudar de ramo. Nascia assim, a Avon.
- Para transportar seus produtos em 1952, o frigorífico Catarinense SADIA alugou um avião que fazia de duas a três viagens por dia, para levar seus produtos para a região Sudeste do país. A empresa criou a Sadia Transportes Aéreos. Com a melhoria das estradas a partir de 1960 a Sadia direcionou a companhia aérea para transportar passageiros, Nascia a TransBrasil S/A.
- Michelangelo foi convidado para construir o mausoléu do Papa Júlio II, impedido de continuar sua obra por questões políticas. Michelangelo exigiu uma compensação pelo desgaste público de sua imagem. O Papa, motivado pelas inúmeras afirmações por Michelangelo, de que este odiava os “pincéis”, ofereceu um trabalho de pintar os afrescos de uma pequena igreja. O artista sem alternativas aceitou: o escultor imergiu na pintura, leu tudo sobre os grandes pintores, trancou-se na igreja por 4 anos e só saiu com o trabalho finalizado. Esta é a história da Capela Sistina em Roma.
- Ludwing Van Bethooven, foi acometido de um problema progressivo de surdez (1798) e aos 50 anos já estava praticamente surdo. Diante da ineficácia dos recursos médicos, chegou a cogitar do suicídio. Porém oportunamente, embora incapaz de captar novos sons, tinha conhecimento suficiente para formar composições em seu cérebro e transformá-las em partituras. A partir daí, viveu sua mais intensa fase criadora, uma fase de Oportunidades.
- O engenheiro americano Frederick Taylor (Pai da Escola de Administração Científica) dizia que para cada processo de produção existe uma forma ideal de se produzir.
Assim os desbravos e a transposição dos seus limites é a alça que mantém firme as nossas intenções como professores, nossa participação nos sucessos de todos como Faculdade e nossa determinação na formação de profissionais preparados,....preparados para se encontrar com os desafios da vida, ....se encontrar com.....as oportunidades!.
.
Obrigado!!
Sucesso a cada um de vocês.

Nenhum comentário: