Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

25 março, 2013

Créditos de Carbono

http://www.monitorglobal.com.br/

Trata-se do mercado de créditos de carbono, que surgiu a partir do Protocolo de Quioto, acordo internacional que estabeleceu que os países desenvolvidos deveriam reduzir, entre 2008 e 2012, suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) 5,2% em média, em relação aos níveis medidos em 1990.
O Protocolo de Quioto criou o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que prevê a redução certificada das emissões. Uma vez conquistada essa certificação, quem promove a redução da emissão de gases poluentes tem direito a créditos de carbono e pode comercializá-los com os países que têm metas a cumprir.


Tenha rendimentos com a proteção de florestas
PROJETOS EM REDD – DESMATAMENTO EVITADO 

O sistema de Emissões Reduzidas do Desmatamento e da Degradação (Redd, na sigla em inglês). O desmatamento responde por cerca de 20% das emissões humanas de gases do efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono e o metano, derivados da derrubada e queima de florestas.

As florestas tropicais são essenciais também como mananciais hídricos, e funcionam como "pulmões" do planeta ao promover a troca de dióxido de carbono por oxigênio no ar. Além disso, esses espaços contêm riquíssimos ecossistemas, dos quais muitas comunidades indígenas dependem. Pagar pela preservação ajudaria a combater o aquecimento global e a proteger a biodiversidade do planeta.

Objetivos: O objetivo do Redd é pagar para manter as florestas de pé. O pagamento, por meio da venda de créditos de carbono, refletiria o valor do carbono armazenado nas florestas, ou os custos ambientais advindos da extração de madeira e da ocupação agropecuária.

Como funciona? Essencialmente trata-se em usar os créditos como "moeda" com a qual os países em desenvolvimento teriam estímulo para conter o desmatamento, enquanto os países ricos, ao investir nesses mecanismos, ajudariam a cumprir suas quotas obrigatórias de redução de emissões.

Seqüestro de carbono: A venda será realizada sobre o seqüestro dos créditos emitidos pela área. Não são permitidas áreas de reflorestamento, somente áreas com vegetação nativa. para projetos (REDD).

Área: A compra será somente dos créditos de carbono (seqüestro de carbono) e não da área.

OBS: Não é necessário ser de um único proprietário (é necessário documentação de todos os proprietários – PACOTE).
Proporção: A quantidade de créditos a ser negociada é de 50a 150 por hectare dependendo do bioma,e biomassa acumulada.
Tempo Do Projeto,20 anos ,32 anos ou  período maximo de 52 anos.
o valor do credito pago hoje, representa um  numerario relativo,pois depende de varios fatores como ex: faremos como base de calculo um valor de  (16 REAIS por credito)
                                                           EXEMPLO DE VALORES
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1 Hectares = 50 a150 toneladas de carbono ao ano(dependendo do bioma)
Ex: área de 1.000 hectares = a 16 reais X 150 toneladas ao ano por hectares X(1.000 hectares X 150,000.00 toneladas de carbono ao ano X16 reais :2,400.000.00 ao ano)
Preço do crédito: REAIS($) 16,00 por hectare ( dependendo da cotação do mercado)
$ 16,00 = 1 tonelada por hectares-ao ano
Área (hectare) (X) 16(REAIS)  (X) tonelas (X) Tempo ( 52 anos)
Ex: área de 1.000 hectares por um período de 52 anos
1.000 hectares  X 16,00 X 150 toneladas X 52 anos = $ 124.800,000,00 total 52 anos
1 ano = $ 124,800.000,00 mil reais -em 52 anos
Em caso de desmatamento zero o total deste exemplo, o projeto conseguiria evitar a emissão de CO² em 52 de 7,800.000 toneladas de co²
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pagamento: O pagamento dos créditos será conforme o período negociado, ou anual.
Condições para execução do projeto:
• Somente serão aceitas áreas de florestas nativas;
• Os créditos são a mercadoria a ser negociada, por isso a preservação da floresta será de responsabilidade do proprietário,ou caso seja tranferida  esta responsabilidade a entidades a titutulo de asessoria e juridica.
• O desmatamento de 100 m2 da área negociada implicará em multa  e eventual paralização do projeto;
• Será efetuado um contrato de fidelidade do proprietário durante o período da venda dos créditos (52 anos);

Procedimentos: Após a aprovação da área feita pelo estudo de viabilidade de carbono* conclusiva, Será encaminhado todos os documentos , através desta documentação será realizado um PDD (Projeto de Planta Limpa) onde a empresa fará o levantamento da área em relação à emissão do carbono. Após o PDD, a área será protocolada junto ao ministério do meio ambiente, o qual reconhecerá a autenticidade do PDD e autorizará a emissão dos créditos. O pagamento será efetuado em assim que tiver o aceite pelo comprador.

Estudo de viabilidade de carbono: O Estudo de Viabilidade consistirá na coleta de todos os dados relevantes para a realização de uma análise adequada do projeto e uma estimativa precisa de créditos. As informações serão organizadas e analisadas conforme a estrutura dos Padrões do Mercado Voluntário Florestal. As etapas do estudo é feita da seguinte forma:
a) A coleta de dados e informações para o entendimento do projeto
b) Visita ao local
c) Estudo Estrutural do Mercado Voluntário Florestal
d) Relatório Conclusivo

Nenhum comentário: