Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

05 junho, 2012

Nossa Lingua Portuerrada

Numa reunião, em conversa com amigos e colegas, no horário político e o que é pior em sala de aula, a algum tempo, não era raro se ouvir constantemente o termo "a nível de".

A moda mais recente, e que parece resistir ao uso correto do gerúndio é o que passou a ser chamado de: gerundismo.

Pode não parecer, mas incomoda ouvir:

"Você poderá estar comprando por telefone", "Vou estar lhe retornando...", "Vamos estar construindo"..."Estar fazendo..." "Estar verificando...", "Estar passando..."....

As frases acima passam por uma desconstrução viciosa, associada a um modismo e com explicações que remetem a lingua inglesa do termo: "I will be + gerúndio".

A Fuvest já tomou partido dessa discussão. Transcreveu o seguinte fragmento de uma crônica: Quando a teleatendente diz: "O senhor pode estar aguardando na linha, que eu vou estar transferindo sua ligação", ela pensa que está falando bonito.

Há contextos em que a construção ir + estar + gerúndio é perfeitamente correta. Isso ocorre quando enunciamos uma ação a ser praticada no futuro e que deverá ocorrer simultaneamente a outra ação, também futura, é claro. Por exemplo: Amanhã, quando você estiver fazendo a prova, eu vou estar viajando para Recife.
O erro se verifica quando construções como vou estar viajando são empregadas para substituir o simples futuro do presente. Em lugar de dizer Amanhã vou viajar (ou viajarei) para Recife, as pessoas dizem: Amanhã vou estar viajando para Recife.

Por que "erro"? Porque a construção é empregada fora do contexto que a legitima e é usada para uma finalidade que a tradição e as normas vigentes da língua não lhe atribuem, qual seja a de indicar uma simples ação futura.

O sufixo ismo de gerundismo, como ocorre em consumismo, derrotismo, oportunismo, veicula a idéia pejorativa de tendência viciosa, mania, mau uso...


adaptado de: mundovestibular

Nenhum comentário: