Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

27 fevereiro, 2013

Raios e as Torres de Telecomunicação

Impacto da presença de torres de telefonia celular na incidência de descargas atmosféricas nas proximidades da estação rádio-base.

Atualmente, verifica-se um aumento do número de estruturas elevadas em áreas urbanas em decorrência da instalação de Estações Rádio-Base de telefonia celular (ERBs). Estas estações comportam torres com altura próxima a 50 metros. Devido a esta altura elevada, tais estruturas constituem-se em pontos preferenciais para incidência de descargas, afetando, assim, as distribuições de incidência e de intensidade de corrente de descargas nas regiões próximas.

A incidência de descargas em estruturas elevadas pode causar efeitos severos nas vizinhanças da  ERB, incluindo a elevação de potencial no solo, a transferência de tensão e de corrente por meio dos sistemas de aterramento vizinhos e tensões induzidas nas linhas aéreas de distribuição de energia. Tais efeitos podem ser extremamente severos tanto para os consumidores quanto para o sistema elétrico devido à proximidade em relação à estação rádio-base. Para algumas condições críticas, sobretensões de aproximadamente 1 MV podem ocorrer no sistema elétrico.
A intensidade média de um raio é de 30 mil amperes, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico, segundo o Inpe. Além do risco de morte, os raios queimam equipamentos e provocam o desligamento da rede elétrica. “Instalamos para-raios em linhas de distribuição, subestações e transformadores com o objetivo de evitar a falta de energia”, explica Otávio Grilo, diretor de Operações da AES Eletropaulo, que distribui energia elétrica para 24 municípios da Grande São Paulo.
Fonte: Portal O Setor Elétrico; 2013
Fonte: Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP) (2012)

Nenhum comentário: